Formigas e joaninhas, libélulas, rolinhas, orvalho no mamoeiro, sereno na varanda, vento nos galhos, gatos e acácias, lua no céu e flor sobre o muro… São alguns dos motivos dos sensíveis e delicados haicais que Maria Valéria Rezende, autora do premiado No risco do caracol, “descobre” no universo a um tempo minúsculo e infinito de um simples quintal.
Código: 0986 P23 03 01 000 000 • Yellowfante • Total de páginas: 40
Maria Valéria Rezende
Maria Valéria Rezende Nasceu em 1942, na cidade de Santos, SP, onde viveu até os 18 anos. Em 1976, mudou-se para a Paraíba, onde vive até hoje. Formada em Pedagogia e em Língua e Literatura Francesa, e mestre em Sociologia, trabalhou durante 20 anos como educadora em movimentos e organizações populares urbanas e rurais e na formação de educadores. Em 2001, começou a publicar ficção e poesia para adultos, jovens e crianças, tendo recebido importantes prêmios nessa área.
Myrna Maracajá
Fazer as ilustrações para o livro Hai-quintal – Haicais descobertos no quintal foi muito legal! Revi o meu quintal de uma forma mais bonita. Gosto muito da natureza e moro onde tem um quintal com uma mangueira e outras árvores que acho lindas! Sempre estou nele vendo o pôr do sol! Na minha história de vida estou constantemente rodeada e influenciada pela natureza. O meu sobrenome Maracajá é uma palavra Tupi-Guarani, originada de uma espécie brasileira de gato do mato. O nome da cidade em que nasci também é Tupi-Guarani, Timbaúba (nome de uma árvore). Fica na Zona da Mata Norte de Pernambuco, no Nordeste. Desenho desde os meus 3 anos de idade. Meu sonho quando criança era ser ilustradora, e consegui realizá-lo. Ilustro para revistas, jornais e editoras fazendo livros como este aqui. Hoje desenho com as duas mãos, tenho traços com a mão esquerda e com a mão direita. Neste livro fiz os desenhos com a mão esquerda que aproxima meus traços dos desenhos infantis. As pinturas foram feitas com a mão direita utilizando lápis aquarelado, caneta nanquim e tinta acrílica. Espero que vocês se divirtam com o livro e aprendam a olhar sempre a natureza de uma forma cuidadora, vendo os animais, as plantas, a terra e o que está nela como nossos irmãos e seres com quem precisamos estar em harmonia sempre. Um abraço carinhoso, e vão brincar e ler no quintal!!!