Voltar

O Chefão lá do morro
Código da coleção 0306 P23 03 01 000 000
de Otávio Júnior, Ilustração: Angelo Abu

Sinopse

Quem não conhece Otávio Jr.? Ele mora no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, e passa a vida salvando livros, salvando vidas. A arma de Otávio Jr. é o amor à palavra escrita, amor ao ser humano. Ele anda pelo Brasil inteiro, pelo mundo inteiro, lembrando às pessoas que as comunidades têm, sim, uma rica cultura, que deve ser respeitada, conhecida, compartilhada. E mostrando que a realidade do mundo dos desprivilegiados deste país é muito mais complexa que a velha fórmula mocinho-bandido. Somos todos mocinhos e bandidos todo o tempo. E este O Chefão vem nos alertar para isso. Que por trás de cada de um de nós mora uma criança, que por trás de cada um de nós vive alguém cheio de esperanças por um mundo melhor, mais justo, mais livre. Com suas rimas cheias de lirismo, Otávio Jr. nos faz sonhar, apesar da brutalidade das imagens que nos expõe.


Código: 0306 P23 03 01 000 000 Nemo Total de páginas: 24


Leia a obra


Autoria

Otávio Júnior

Otávio Júnior Nasci e moro na zona Norte do Rio de Janeiro. Adoro o ambiente comunitário e decidi escrever sobre a infância nas zonas populares. Escrevo desde 2007, quando iniciei minhas pesquisas de promoção de leitura no projeto Ler é 10 – Leia Favela. Costumo dizer que esse projeto serve como um laboratório de experimentação. Adoro ler e criar brincadeiras para ler.

Ilustração

Angelo Abu

Angelo Abu – Nasci em Belo Horizonte e moro na minha mochila, cada hora em um lugar. No momento, em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina. Cidade que, como o Morro do Alemão, traz suas marcas de guerra nos buracos das paredes. Guerra de um passado que, com muito custo, conseguiram deixar para trás.

Comecei a ilustrar em 1995, tendo publicado pela Autêntica, até agora, Menino Parafuso, Tem livro que tem, Roubo na Rua das Paineiras, A voz de Sofia, Garoto da camisa vermelha, Chefão lá do morro, A casa que assoviava e E a princesa não queria casar!

Voltar