O Mágico de Oz conta a história de Dorothy Gale, uma órfã que vivia com os tios numa fazenda do Kansas, nos Estados Unidos. Um dia, um ciclone arranca do chão a casa onde moravam. Os tios conseguem entrar no porão que usavam como abrigo para tempestades, mas Dorothy e seu cachorro, Totó, se atrasam e ficam na casa, que foi levada durante muito tempo pelos ares até chegar à Terra de Oz.
Lá, Glinda, a Bruxa Boa do Norte, explica a Dorothy que ela havia matado a Bruxa Malvada do Leste, pois a casa aterrissou em cima dela. Dorothy agora é, por direito, dona dos sapatos mágicos prateados da bruxa má. Além disso, Glinda lhe dá um beijo na testa, para ela ficar em segurança durante as aventuras que viveria a caminho da Cidade das Esmeraldas, onde vive o poderoso Mágico de Oz, o único que poderia ajudá-la a voltar para o Kansas.
Para chegar à Cidade das Esmeraldas, Dorothy tem que seguir por uma estrada de tijolos amarelos. Durante a caminhada, ela encontra o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde. Os três se juntam a Dorothy, pois também querem encontrar Oz e pedir algo para ele: o Espantalho quer um cérebro para pensar como os homens; o Homem de Lata, um coração para amar como os homens, e o Leão Covarde quer coragem para ser o Rei dos Animais.
A partir daí, os quatro encaram perigos, vivem histórias fantásticas e aprendem a enfrentar os próprios medos.
Código: 0946 P23 03 02 000 000 • Magia dos Livros • Total de páginas: 208
L. Frank Baum
L. Frank Baum (1856-1919) foi um escritor, editor, ator, roteirista e produtor de cinema norte-americano. Era o sétimo dos nove filhos do casal Benjamin Ward Baum e Cynthia Stanton Baum. Entre suas muitas obras, destaca-se a série Terra de Oz, cujo título mais conhecido – no mundo inteiro e por várias gerações – é o clássico The Wonderful Wizard of Oz_ (1900), traduzido no Brasil como _O Mágico de Oz. Além de assinar com o próprio nome, Baum escreveu por meio de vários pseudônimos, incluindo Edith Van Dyne, Floyd Akers, Capitão Hugh Fitzgerald, John Estes Cooke, Laura Bancroft, Schuyler Staunton e Suzanne Metcalf.
Em 1882, casou-se com Maud Gage, com quem teve quatro filhos.
Frank, como preferia ser chamado, foi uma criança quieta e tímida. Educado em casa, passava horas lendo na biblioteca do pai, um homem de negócios muito rico. Apaixonado por livros, começou a escrever cedo: além dos chamados “livros de Oz” (14 títulos de sua autoria, além dos publicados por outros autores, totalizando 40 títulos sobre Oz), Baum publicou 79 obras.
Em setembro de 1939, O Mágico de Oz foi transformado em um filme de Hollywood, eternizando a atriz e cantora Judy Garland no papel de Dorothy. Assim como o livro, o filme se tornou um clássico para todas as idades.
W. W. Denslow
William Wallace Denslow nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 5 de maio de 1856. Foi ilustrador e caricaturista, e ficou famoso pelos desenhos produzidos para as primeiras edições dos livros de L. Frank Baum sobre a maravilhosa Terra de Oz, como a que você tem em mãos. As ilustrações de Denslow tinham um forte caráter reflexivo e somavam muito à obra de Baum. Em 1902, os dois trabalharam em conjunto na adaptação da obra para o teatro, e nessa época se desentenderam: Frank não quis que o ilustrador fizesse as imagens dos seus próximos livros. Apesar desse rompimento, a fama alcançada pelo desenhista e a renda ganha com o trabalho para O Mágico de Oz lhe renderam o suficiente para a compra de uma ilha na costa das Bermudas. Ali, ele teria se coroado Rei Denslow I. Seu fim, no entanto, não é próspero: a fortuna acabou e ele morreu de pneumonia e no esquecimento dos fãs em maio de 1915.